Quinta-feira, 26 de Novembro de 2009

O Início e o fim de cada um meus dias acontecem, ocorrem, no meu velho carrinho.

 

De manhã, 7:10h, já estou a caminho.

Começo o dia com  energia, confiante que tudo vai correr melhor que ontem e que vou dar conta do recado,  ainda que pouco predisposta a falar antes do meu incontornável café.

Gosto de me levantar cedo, mesmo admitindo que, no inverno, o mundo frio escuro que observo da janela que abro, não  parece nada acolhedor. Apesar de tudo,  gosto mesmo do cheiro das manhãs e da frescura que tudo parece adquirir sob a luminosidade de um dia que começa.

Sinto o mesmo em dias acinzentados e chuvosos: cada dia é mesmo novo e vem cheio de possibilidades...

Até o  meu velho carrinho, cheio de livros, companheiro de km, reflexões e longas viagens na minha vida, cheira a fresco, como que preparado para um novo dia. Gosto de entrar, ligar a TSF, escutar as notíciase ajeitar-me no conforto que os bancos e o volante, já moldados por mim e pelo meu uso, parecem sempre  prontos a proporcionar-me.

Sei que não é bem assim, mas esta familiaridade e este "acolhimento" material, ajudam-me a que, no meu carro, me sinta segura e em casa ;)

No fim do dia, ainda que eu e o carro sejamos os mesmos, estamos mais cansados e cheios de pressas para voltar para casa. É estranho, mas o carro também me parece outro, o espaço que de manhã transbordava de energia, agora acolhe-me menos vibrante e, até a TSF me parece mais lenta, como que  a reduzir a velocidade...

Às vezes faço as viagens acompanhada, partilhando boleias com colegas, como é prática corrente. Mas a maioria das vezes, regresso sozinha.

É nessa altura que coloco os meus CDs e, agradecida pelo silêncio que me proporciona esta jornada solitária, somo e reflicto sobre o que o dia me trouxe.

É um espaço e um tempo só meus, onde posso cantar alto e desafinado, pensar muito e até chorar se precisar.

Às vezes também acontece.

 



publicado por Marta M às 21:58
Também gosto muito do meu, e quase o tenho como um velho amigo, cheio de lembranças e recordações. Ele já me levou a muitos lugares e com ele descobri muitas coisas!
Bjns
cuidandodemim a 26 de Novembro de 2009 às 23:08

Pois, foi esse "companheirismo" que sei muitos sentirem que me apeteceu partilhar
;)
Bom descanso de final de semena, se for caso disso, para ti!
Espero que seja ;)
Marta M a 28 de Novembro de 2009 às 21:23

Ao ler o que escreveste, também eu recordei as viagens casa escola, a energia do começo, a música bem alta, as lágrimas e o sonho de que cada dia será melhor que o outro.
Só espero Marta que não tenhas de enfrentar o trânsito caótico que mostra a tua imagem
Obrigada por partilhares momentos e emoções que também um dia senti.
Beijos
Manu
Existe um Olhar a 26 de Novembro de 2009 às 23:43

Manu:
Percebo que, contigo, também partilho essas recordações que a profissão docente também acarreta...
Quantos de nós circularão diariamente pelas estradas deste país?
Quanto ao trânsito, acredita-me que às 2ªf de manhã e 6ªf à tarde, a entrada de Coimbra é um caos lento....
Abraço
Marta M a 28 de Novembro de 2009 às 21:28

Bom dia, Marta!
Bela capacidade descritiva do seu inicio do dia!
Fez-me recuar alguns anos, para recordar o que me aconteceu, de semelhante, no meu percurso diário, até ao local do meu trabalho, e no regresso a casa.
Saía normalmente pelas sete e meia. Deixava as filhas na Escolinha e no Infantário. Mais à frente deixava a minha mulher no seu local de trabalho.
De regresso, meio ensonado, pelo cansaço do dia trepidante, repetia esta operação no sentido inverso.
O transito era caótico, tanto à ida como no regresso.
Os carros novos envelheciam rápido, e os velhos avariavam mais depressa!
Os acessos hoje são mais modernos, e sem buracos. O transito aumentou descomunalmente. O tempo das viagans também dilatou. Afinal para que se gastaram tantos milhões de euros?!
Para dar trabalho a uns e tornar outros ainda mais ricos?!
E a mesmo rotina, fastidiosa, degradante do melhor que existe em nós, subsiste, tende a tornar-se perene não fôra o caso de nos reformarmos, ao fim de inúteis anos de luta, que a nada nos fez aportar, além do dever cumprido...
Dia muito feliz e óptimo fim-de-semana!
Abraço
Marcolino
Marcolino - Poetagens a 27 de Novembro de 2009 às 09:25

Marcolino:
Começo a resposta pelo fim: "dever cumprido...". É mesmo por aí!
Esse sentimento de termos dado o nosso melhor ajuda (e muito) a enfrentar essa dia-a-dia "trepidante" e repetido ao longo de anos...
Percebo que o sentimento é universal, em épocas distintas , em outros cenários, todos nós partilhamos sentimentos e vivências que enchem e vão justificando (?) os nossos dias.
O carro, de tantas horas juntos, começa estranhamente a fazer parte de nós e o trânsito lento impõe-nos um tempo que é partilhado apenas com ele.
Estaremos a ficar "companheiros" de máquinas? O mais estranho é que, estar parada/o em filas de trânsito é o único tempo em que me sento durante o dia...
Bom domingo para si .
Abraço
Marta M a 28 de Novembro de 2009 às 21:40

Marta,
Pecebo-te...aquele habitáculo convive connosco e é muito bom porque não deixa de ser um canto nosso!
Abraço de bom fim de semana!!
Nucha a 27 de Novembro de 2009 às 14:56

Nucha:
Olá!
Sim, é isso, começa a ser uma extensão de nós, acompanha-nos durante todo o dia, fica à nossa espera o tempo que precisamos e...não reclama.
Que mais se lhe pode pedir? Asas?
Abraço de bom fim de semana
Marta M a 28 de Novembro de 2009 às 21:42

Marta,
Não reclama AINDA...com estas modernices até eles reclamam!
Abraço e tranquilo fim de semana.
Nucha
Nucha a 28 de Novembro de 2009 às 21:44

Querida amiga:
Estamos online!
Quanto a reclamar, bem, terás razão, porque o meu "amiguinho" já teve que ir à oficina este ano e a conta não foi meiga.
Portanto, razão a ti ;)
Entra o mês de Dezembro e, se bem me lembro, tenho agendado ir a Lisboa conhecer as minhas amigas virtuais. :)
Breve mando mail a saber das disponibilidades, ok?
Marta M a 28 de Novembro de 2009 às 21:53

Marta,
De 1 a 7 estarei em Barcelona...depois disso é só agendar.
Beijinhos e até lá!Se quiseres vir de Alfa vou apanhar-te...
Nucha
Nucha a 28 de Novembro de 2009 às 21:55

Nucha:
Estive me Barcelona em Agosto e, à excepçãodo calor, adorei o ambiente artístico que se respira por todo o lado.
Quanto a ir de Alfa - claro que sim!
Não leste a legenda da minha imagem? O meu carrinho já aguenta poucas viagens. Coitadinho!
Voltaremos a falar breve.
Combinado!
Abraço
Marta M a 28 de Novembro de 2009 às 22:07

Olá Marta
Só para te dizer que me fizeste VIVER o teu dia com as palavras expressivas que te são características. Assim que vi a foto pensei logo com os meus botões a privilegiada que eu era em não ter de enfrentar aquele trânsito todos os dias (assustador). Depois comecei a ler-te, a sentir a tua enrgia e confiança matinal, o acolhimento do carrito (fiquei amiga dele) e, por fim, a vontade de chegar a casa que torna o regresso mais lento e em que nos perguntamos se amanhã não está perto de mais para acordar de novo com ânimo e confiança. E depois outro e outro dia... Um fim de semana regenerador é o que te desejo minha amiga.
descobrirafelicidade a 27 de Novembro de 2009 às 18:44

Teresa:
Ainda bem que consegui transmitir uma vivência que partilho contigo e com todos os meus outros amigos. Mais , acho que todas as pessoas que se cruzam comigo na estrada, ou que estão ao meu lado em filas intermináveis , estão a viver uma experiência semelhante..Reconfortante, não ?
Gostei muito de ler esta tua passagem:" o regresso mais lento e em que nos perguntamos se amanhã não está perto de mais para acordar de novo com ânimo e confiança."
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Teresa: <BR>Ainda bem que consegui transmitir uma vivência que partilho contigo e com todos os meus outros amigos. Mais , acho que todas as pessoas que se cruzam comigo na estrada, ou que estão ao meu lado em filas intermináveis , estão a viver uma experiência semelhante..Reconfortante, não ? <BR>Gostei muito de ler esta tua passagem:" o regresso mais lento e em que nos perguntamos se amanhã não está perto de mais para acordar de novo com ânimo e confiança." <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Arrrepiou</A> -me o tanto que "entendi" esse teu comentário... <BR>Não é fácil ser optimista, pois não? <BR>Bom domingo para ti.
Marta M a 28 de Novembro de 2009 às 21:49

Amiga Marta!
Tantas horas são passadas dentro dele que, ao fim de tanto tempo, passa a ser um cantinho e uma parte de nós.
Espero que não apanhes tanto trafego como o da imagem!

Um abraço terno e amigo
Caminhando... a 28 de Novembro de 2009 às 23:08

Jona:
Amiga, desculpa-me tanta demora na tua resposta ao teu comentário. Esta vida não é fácil.
o meu velho carrinho já um prolongamento meu, tens razão.
Até acho que ele, a partir de uma certa altura já consegui ir sozinho para a escola ;)
Eu é que não deixo!
Abraço cheio de frio
Marta M a 2 de Dezembro de 2009 às 20:27

E depois enfrentar 25 pares de olhos que tudo fazem para nos impedir de realizar o nosso trabalho: transmitir-lhes conhecimentos?
Ainda diz o PM que isto é vida fácil!
Gostava de o ver no nosso lugar.
Ai gostava,gostava
Paulo C a 1 de Dezembro de 2009 às 23:09

Querido amigo:
Ele, e outros teóricos, não aguentavam uma semana...
Tudo bem contigo?
Chovde muito por aí?
Abraço docente ;)
Marta M a 2 de Dezembro de 2009 às 20:29

Boa noite Dr.a Marta

Também gostaria muito de me levantar cedo diariamente , mas, devido à (não me enganei na acentuação) circunstância de muitas vezes ir dormir muito tarde, torna-se-me impossível fazê-lo. Contudo, aprecio mais fazê-lo durante o tempo mais quente e não gosto dos dias cinzentos.

Gosto de carros cinzentos e da TSF. Detesto conduzir por obrigação e rotina. Uma e outra são inimigas da perfeição e conduzir, assim como outras actividades, exige muita atenção e cuidado e uma e outra não se conjugam muito bem com rotina.

Pois, à tarde estamos mais cansados e isso faz-nos ver as coisas de outro modo, concordo.

Falando de conduzir e professores, penso que os professores são os profissionais que mais conduzem pelas estradas deste País. Conheço alguns que fazem centena e meia de km diários. Só isto, para mim, é um grande castigo. Por isso, e por tudo o que a maioria dos professores fazem por este país, quero aqui deixar-Lhes a minha homenagem e manifestar toda a minha admiração pelo que fazem pela educação de todas as nossas crianças. Bem hajam.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Boa noite Dr.a Marta <BR><BR>Também gostaria muito de me levantar cedo diariamente , mas, devido à (não me enganei na acentuação) circunstância de muitas vezes ir dormir muito tarde, torna-se-me impossível fazê-lo. Contudo, aprecio mais fazê-lo durante o tempo mais quente e não gosto dos dias cinzentos. <BR><BR>Gosto de carros cinzentos e da TSF. Detesto conduzir por obrigação e rotina. Uma e outra são inimigas da perfeição e conduzir, assim como outras actividades, exige muita atenção e cuidado e uma e outra não se conjugam muito bem com rotina. <BR><BR>Pois, à tarde estamos mais cansados e isso faz-nos ver as coisas de outro modo, concordo. <BR><BR>Falando de conduzir e professores, penso que os professores são os profissionais que mais conduzem pelas estradas deste País. Conheço alguns que fazem centena e meia de km diários. Só isto, para mim, é um grande castigo. Por isso, e por tudo o que a maioria dos professores fazem por este país, quero aqui deixar-Lhes a minha homenagem e manifestar toda a minha admiração pelo que fazem pela educação de todas as nossas crianças. Bem hajam. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Dr.a</A> Marta. <BR>Quando leio o que escreve lembro-me imediatamente das aulas naquelas salas frias e eu já meio a dormir. Certamente que também se lembrará. Espero que os Seus alunos saibam aproveitar aquilo de que eu me vi privado: do Seu SABER. <BR><BR>Não me vou esquecer do que prometeu. Cá ficarei à espera. <BR>Continue a escrever que eu cá continuarei à espreita. <BR><BR>Obrigado e até já. <BR><BR><BR><BR><BR>
joaquim rodrigues a 3 de Dezembro de 2009 às 00:58

Sr. Joaquim:
É sempre um enorme gosto ler o que escreve e perceber que a sua generosidade é algo que lhe é intrínseco Qualidades muito raras, creia-me.
Se me lembro das aulas? Como poderia esquecê-las? Muito raramente se encontram pessoas assim interessadas, com tanto potencial e com uma cortesia e educação irrepreensíveis .
Pela minha mão, acredito, já passaram centenas de alunos, penso que deixei parte de mim com eles e eles deixaram parte deles comigo. A relação professor aluno é sempre uma relação que enriquece mutuamente...É um ganho duplo, portanto.
Mas no caso dos meus alunos do curso EFA e de si especialmente, persiste a vontade de retomar as aulas, mesmo à noite, mesmo naquelas salas tão geladas, mas tão humanamente acolhedoras, não é?
Prometo visitá-los antes do fim das aulas. É certinho.
Mesmo cansada de tanta estrada como sabe ;)
Cumprimentos especiais a si e a todos
Nota:Folgo de ver que já domina a acentuação!
Marta M a 4 de Dezembro de 2009 às 23:46

Não sei porque aparecem tantos BRs.

As minhas desculpas a todos os visitantes em geral e à Dr.a MARTA em particular

joaquim rodrigues a 3 de Dezembro de 2009 às 01:01

Caramba! Que profundo esse post! A sua narrativa foi tão intensa e tão profunda que eu mergulhei ainda mais por hoje estar um dia cinzento, nublado, mas não frio. Enquanto eu ouço o barulho da chuva cair eu leio o seu post e viajo.

Bjs e bom fim de semana.
Simone Cardoso a 4 de Dezembro de 2009 às 19:20

Querida Simone:
Gosto de ver que me volta a visitar aí dessa país lindo ;)
Sabe que conhço S. Paulo e o Rio (ainda que este só estive um dia...)?
Ainda bem que se percebe que os laços que me ligam ao meu carrinho,companheiro de todos os dias há 10 anos (há casamentos que duram menos ), é partilhado por tantos amigos.
Até aqueles do outro lado do Atlântico.
Volte sempre, promete?
Abraço europeu!
Marta M a 5 de Dezembro de 2009 às 16:36

Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20

22
23
24
25
27
28

29
30


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO