Terça-feira, 10 de Novembro de 2009

Fonte Imagem: photos/lamaquinaderetratar/2524132800/">www.flickr.com/photos/lamaquinaderetratar/2524132800/

A memória

 

 

A nossa capacidade para recordar algo resulta de um processo complexo, composto por três diferentes níveis que incluem o registo da informação, a sua armazenagem com diferentes associações que a integram e, por fim, o processo que as preserva para futuras evocações.

Tudo muito bem estudado e testado apesar de se reconhecer que esta é uma área que, muito provavelmente, ainda trará um enorme campo de trabalho à comunidade científica.

Entretanto e porque prevenir ainda é o melhor remédio, cabe-nos com base no que já se conhece, fazer algo pela preservação da nossa.

Como professora de História conheço a importância da preservação de uma boa memória quer pessoalmente, quer como povo ;)

O senso comum e a experiência de vida  já o demonstravam de forma mais que evidente, a memória e a capacidade de reter informação são maiores (e preservam-se mais) em pessoas que se dedicam a exercícios intelectuais frequentemente. A leitura diária ou as novas aquisições proporcionadas pela aprendizagem das regras de um novo jogo, novo passatempo, um diferente  caminho para o mesmo percurso ou a aprendizagem de uma nova língua para além das que já dominamos, concorrem para a formação de novas ligações neuronais e quantas mais tivermos mais podemos "perder" quando a idade começar a fazer os seus incontornáveis estragos...

Tratar da memória exercitando-a como um músculo é conselho de muitos médicos e cientistas de todo o mundo. A insuspeita BBC, na sua página sobre Saúde e Mente (Science & Nature: Human Body and Mind)  propõe-nos um jogo online que permite testar a nossa capacidade de retenção e memória ao mesmo tempo que o jogo é, em si mesmo, uma forma de exercício intelectual.  Aqui: www.bbc.co.uk/science/humanbody/sleep/tmt/

Por isso amigos, para que daqui a alguns anos possamos ainda andar por aqui a ler-nos e a lembrar quem é quem, há que cuidar da nossa querida a memória.

Contem depois aqui qual foi a vossa pontuação.

Sem batota, claro :))

Meu score: Reconhecimento: 90% e Memória temporal: 73%, respectivamente.

Na 6ªf passada, de certeza, como cansaço que tinha os resultados não eram estes! ;)

 

 

 



publicado por Marta M às 22:53
Marta

Estava aqui a ver se fazia o teste para te contar o resultado e ainda o comecei, mas quero faze-lo com sossego e agora ela não abunda. Não quis deixar, no entanto, de te dar uma palavrinha e dizer-te que achei muito interessante este teu texto. Rete-lo nas nossas mentes será outro bom exercício. Obrigada por nos lembrares que devemos lembrar-nos. Um abraço carinhoso
descobrirafelicidade a 12 de Novembro de 2009 às 19:18

Teresa:
Entendo-te, demasiado bem. Canseira e nem sempre apenas do trabalho, não é?
Faz o teste e depois partilha aqui o score para percebermos quem de nós ficará a cuidar das outras
Quanto à memória é algo que procuro exercitar e preservar, quero ser como a minha avó que só perdeu a maior parte dela depois dos 94... Foi uma inspiração para todos.
Gostaria de poder envelhecer com essa qualidade o mais preservada possível. Espero ter essa sorte.
Abraço e obrigada pela música apaziguante de Pachelbel
Abraço
Marta M a 14 de Novembro de 2009 às 15:52

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

16
17
18
19
20

22
23
24
25
27
28

29
30


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO