Quarta-feira, 22 de Agosto de 2012

Agosto, tempo de pausa - queiramos ou não...

Eu quero e, sublinho, preciso. Por isso estou mais lenta e menos produtiva na escrita..E na vida.

Fica aqui apenas um excerto que aprecio especialmente e que ilustra o tempo que se vive.

Já a enderecei nesta semana,  a alguém que gosto muito - e que quero ajudar a perspectivar com mais amplitude...

A velocidade da alma

Muitas vezes, no afã de querer completar logo uma tarefa, de tudo alcançar, de não perder uma oportunidade, perdemos o verdadeiro sentido de nossa acção. O sentido do conjunto.

B. Chattwin conta que um explorador branco, ansioso para chegar logo ao seu destino no coração da África, pagava um salário extra para que os seus carregadores nativos andassem mais rápido. Durante vários dias, os carregadores apressaram o passo.

Certa tarde, porém, todos sentaram-se e depositaram seus fardos, recusando-se a continuar. Por mais dinheiro que lhes fosse oferecido, os nativos não se moviam. Quando, finalmente, o explorador pediu uma razão para aquele comportamento, obteve a seguinte resposta:

“Andamos muito depressa, e já não sabemos mais o que estamos fazendo.

Agora precisamos esperar até que nossas almas nos alcancem”.

 

Paulo Coelho -1985


tags: , ,

publicado por Marta M às 14:58
Muito certa essa resposta. Tem alturas em que querendo alcançar tudo perdemos a nossa própria identidade, desorientamo-nos e perdemos o tino...
Bom descanso amiga Marta.
Um abraço
Rosinda
Rosinda a 22 de Agosto de 2012 às 17:56

Sim amiga, usei este tempo - estou ainda a usá-lo.
Calculo que, por aí, se passará algo semelhante...
A vida não está fácil, mesmo.
Um abraço solidário
Bom fim de semana
Marta M
Marta M a 21 de Setembro de 2012 às 20:03

Estava a precisar de ler o que escreveste e a mensagem que passaste, já que sentindo que Agosto é tempo de pausa, corro, corro, sem conseguir atingir o que pretendo é como se andasse numa passadeira rolante e nunca saio do mesmo sítio.
Será que tenho que esperar que a minha alma me alcance?

Beijinhos amiga.

Manu
Existe um Olhar a 23 de Agosto de 2012 às 12:11

Manu:
A tua alma nunca te abandonou verdadeiramente, nem pensar.
Às vezes quando exageramos, ela se atrasa...Mas como lhe construímos um bom refúgio, ela volta a casa.
A casa que tens para ela é sagrada e, portanto, apesar da agitação mais ou menos pontual, continua a ser um espaço acolhedor.
A minha sempre me alcança ;)
Um abraço de bom fim de semana
Marta M
Marta M a 21 de Setembro de 2012 às 20:07

Olá Espero que esteja tudo bem contigo. Gostei muito do que li, gosto muito do Paulo Coelho, mas não conhecia o que li e faz todo o sentido

Beijinhos
onda_azul a 23 de Agosto de 2012 às 20:58

Olá.
O a Paulo Coelho sempre encontraa forma de ser lúcido para o nosso coração ;)
Bom fim de semana
Marta M
Marta M a 21 de Setembro de 2012 às 20:08

Marta
Se precisar de desabafar sabe como me encontrar
Espero que tudo corra bem na sua vida, que esteja mais serena quando retornar
Devíamos viver a vida, mas as vezes ate ela anda apressada,principalmente o fds que passa a voar,para quem quer e precisa descansar mais...))
Beijinhos e ate ja
luadoceu a 25 de Agosto de 2012 às 15:23

Vou descansando Lua, vou...
Espero que tudoe steja a correr bem na tua casa nova :)
Bom fim de semana
Marta M
Marta M a 21 de Setembro de 2012 às 20:09

Enquanto esperamos podemos descansar o corpo.
Obrigado pelas palavras, já estou a entrar no 2º mês e sinto-me muito bem, recupero forças com ginastica e caminhadas, alguns serviços cá em casa e no jardim .
Boas férias, entre com o direito no inicio das aulas
Abraço
batidasfotograficas a 25 de Agosto de 2012 às 19:46

Bom sabe-lo melhor e a caminho de poder retomar a sua vida :)
Um abraço que lhe deseja o melhor neste tempo estranho...
Bom fim de semana e obrigada pela visita
Marta M
Marta M a 21 de Setembro de 2012 às 20:10

Às vezes o nosso corpo esquece-se de que sozinho não pode correr mundo. Tem que se sentar, respirar, apreciar e sobretudo aprender a crescer.

Bijinho e obrigada pelas sábias palavras =)
Boa semana
golimix a 27 de Agosto de 2012 às 07:54

Amiga:
O que mais tenho feito é respirar devagarinho...E tentar encaixar e perceber o que está ao meu alcance alterar e o que devo saber deixar correr...
Entre as duas, -cresço.
E procuro aprender e partilhar...
Abraço e bom fim de semana
Marta M
Marta M a 22 de Setembro de 2012 às 19:31

Faz bem fazer umas pausas e Agosto é uma excelente altura para o fazer. Aproveitar este tempo magnifico que o nosso país permite e carregar baterias. Gostei particularmente da frase de Paulo Coelho, um escritor que admiro muito. Boa semana para ti!
Miguel Alexandre Pereira a 29 de Agosto de 2012 às 12:22

Agradeço a visita e dou-lhe as boas vindas a esta tribo, mesmo neste contexto mais difícil para mim...
Agradeço o comentário e a visita :)
Marta M
Marta M a 22 de Setembro de 2012 às 19:33

Gostei... Há sabedorias extraordinárias. Devíamos pensar mais nestas palavras.
Saudades e espero que o agosto tenha permitido o "descanso"... ou sobretudo a "pausa" necessária para que a alma tenha o tempo que necessiata para nunca ficar para trás!!!
Gostei memso muito
Beijinho e saudades!
Isabel
Isabel Maia Jácome a 5 de Setembro de 2012 às 22:32

Isabel:
Sempre generosa e gentil nas suas visitas :)
O tempo está cinzento, a vida está pesada, mas não demasiado e, portanto , é possível levá.la ...
A pausa está demasiado lenta, mas decidi que vou vivê-la assim: permitindo que permaneça o tempo necessário para que a alma se fortaleça ;)
Não tenho pressa e preciso amadurecer algumas aprendizagens...
Aguardo.
Abraço grato
Marta M
Marta M a 22 de Setembro de 2012 às 19:37

Querida amiga

As vezes
é preciso diminuir
o ritmo dos passos,
para que a vida
nos acompanhe novamente.


Desejo que os teus sonhos
Espalhem o belo pelo mundo...
aluisio cavalcante jr a 9 de Setembro de 2012 às 21:27

Há quem tenha a pelavra sempre certa, outros de alma mais sofisticada, têm um poema certeiro :)
Obrigada, mais uma vez
Bom fim de semana
Marta M
Marta M a 22 de Setembro de 2012 às 19:38

Bom dia Marta!

Andei tempo a mais pelo Facebook, e dei comigo em busca da minha verdade. Resolvi, então, anular definitivamente a minha página Facebookiana, para regressar a este seu mundo de muita sabedoria vinda de muita experiencia vivida.

Abraço amigo
Marcolino
Marcolino a 11 de Setembro de 2012 às 09:38

A sabedoria a existir é a tão duras penas que às vezes...
Haja saúde não é, meu bom amigo?
Por aqui é sempre bem vindo ;)
Abraço de bom fim de semana
Marta M
Marta M a 22 de Setembro de 2012 às 19:44

Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO