Segunda-feira, 11 de Junho de 2012

Os meus dias começam cedo, como já disse por aqui. Às 6,38h já estou dentro do comboio.

Se é certo que a partilha do espaço público nem sempre é de todo convidativa ou pacífica, confesso gostar desta liberdade de ser conduzida e não ter que me preocupar com carro, gasolina ou estacionamento.

Uma paz, acreditem :)

Depois, acresce aqui o facto de que, por sorte, as pessoas com quem me tenho cruzado são sempre educadas e razoavelmente pacatas.

Muitas vezes estão poucas  pessoas na carruagem, algumas vão a ler, a conversar ou a falar (manusear e jogar também) ao telemóvel.

 E o sol a iluminar quase sempre a carruagem...

Eu, aproveito para ler na volta para casa, porque na ida, vou pensando sobre a orientação a dar às aulas ou a rever alguma ficha.

Como não há lugares marcados, cada um vai ocupando os bancos vazios e só depois é que se senta junto a alguém.

Está sempre tudo limpo e arejado - que mais se pode pedir de um transporte público?

Claro que existe aquele idoso que ja conhecemos e que, todos os dias, logo cedo, já exclama alto: -"E o dia nunca mais acaba?" - A risota é sempre geral e diária :)

Outro dia tive o meu baptismo com gente "estranha" chamemos-lhe assim.

A meio do percurso, vindo de outra carruagem, passa um homem, apressadamente, pelo corredor. Chega ao fim da carruagem e, mal grado a existência de uma dezena bancos de 4 lugares vazios, volta para trás.

Para onde? Claro, para se sentar de frente para mim.

Fiquei quieta e continuei a minha leitura...

Foi impossível não reparar que olhava insistentemente ora para mim ora para umas folhas cheias de gráficos que consultava  a cada 5 segundos...

Abreviando o relato, de repente, inclina-se excessivamente para mim e, abrindo a boca, começa literalmente a falar (recitar? rezar?) numa linguagem ininteligível e contínua.

Pareceu-me tudo estranho e foi como se ele estivesse a desenvolver uma diálogo interior há algum tempo e, de repente, continuasse a conversa em voz alta.

Não parecia estar realmente a ver-me e aquilo veio do nada...

O facto é que não desarmei e, incomodada com aquela aproximação e abordagem estranhas, e de forma pouco usual em mim, respondi alto e contundamente:

- Não estou a entender uma palavra do que me esta a dizer!

Ele se calou, mostrando entender perfeitamente o que eu dissera, ou pelo menos o tom em que o dissera e, numa outra voz e registo, pergunta:

 - Does not speak English?

Ao que eu respondo:

- No, I do not speak any english language.

 - All Right then. -Diz ele.

- Ok then. - Finalizo eu.

 

Ele encosta ao banco, pega nos seus gráficos e continua a consulta abrindo e fechando o dossier várias vezes. Passado algum tempo, levanta-se e vai para outra carruagem.

Fui surreal amigos. Em primeiro porque o certo é que, na primeira abordagem, ele não falou inglês (e tinha um ar bastante latino, sublinhe-se) e depois, não sei se repararam, mas eu, no calor da resposta defensiva, respondi-lhe sempre em Inglês a dizer que não falava ou entendia o idioma...

Também não me deve ter achado muito certa...

 :))



publicado por Marta M às 19:33
Minha amiga, imagino o complicado que é ter que apanhar o comboio tão cedo...
Quanto ao homem estranho... há sempre um "CROMO" que aparece.
Boa semana amiga
Beijinho
Rosinda
Rosinda a 11 de Junho de 2012 às 20:38

Sim amiga, sempre aparecem esses cromos pelos transportes públicos,
A questão é que ele também me deve ter achado, no mínimo, estranha ;)
Um abraço que espero te encontre bem :)
Marta M
Marta M a 27 de Junho de 2012 às 21:35

Marta, que engraçado ,hoje estive a escrever na minha história de vida ,sobre o comboio! Acredita. No meu segundo ano de trabalho, eu fazia as viagens de comboio, mas ainda era a vapor. No Vouguinha. Eu vivi toda a minha adolescência junto à Estação do comboio. Ainda hoje sinto aquele cheiro característico, do fumo , e do barulho que o comboio, fazia ao partir.
Tive também algumas situações, menos agradáveis, mas gosto de comboios. Boas viagens. Sentes o nascer do dia e das terras.
Um abraço
miilay
miilay a 11 de Junho de 2012 às 23:01

Pois sinto Miilay , sinto o início do dia e isso consola-me de levantar tão cedo.
E acabo dando graças, nestes tempos, por isto ;)
Abraço que agradece a paciência do meu pouco tempo ultimamente.
Breve volto mais disponível e com tempo.
Marta M
Marta M a 4 de Julho de 2012 às 19:34

Olá Marta,

Por cá, também ando todos os dias de comboios e tanto gosto de o fazer. De vez em vez acontecem situações caricatas e outras bastante estranhas, mas as viagens de comboio têm mesmo muito encanto!

Beijinho amigo
Caminhando... a 11 de Junho de 2012 às 23:58

Pois têm Joana, eu sei.
Mesmo que cansem fisicamente, tem o seu encanto :)
Obrigadapor me visitares quando não tenho mesmo capacidade de actualizar devidamente o blog :)
Abraço grato
Marta M
Marta M a 4 de Julho de 2012 às 19:36

Nunca fiz viagens de comboio diárias, fazia de autocarro e volta e meia também apanhava uma ou outra situação mais caricata. Mas depois, passada a fase de espanto, dá vontade de rir.
Agora, 6.38 já no comboio! É dose! E eu que adoro dormir...

Beijinhos
golimix a 12 de Junho de 2012 às 22:07

Tem que ser amiga, tem que ser.
Por isso este cansaço físico e criativo ....
Breve volto recuperada ;)
Abraço grato pela visita
Marta M
Marta M a 4 de Julho de 2012 às 19:45

Como eu gostava de fazer essa viagem tendo com companheira a Marta.
Já tenho saudades de andar de comboio, viajei algumas vezes na linha da Lousã. Em Angola fiz escoltas aos comboios de passageiros, milhares de km. Das ultimas vezes que viajei de comboio, foi para ver as tristes figuras que alguns passageiros fazem, por isso abandonei esse transporte. Espero que seja diferente agora e que dê prazer viajar.
Abraço
batidasfotograficas a 14 de Junho de 2012 às 23:10

Olá!

E seria uma viagem interessante, com certeza.
As tristes figuras, tem razão, acontecem...Mas penso que isso se aplica a todos os transportes públicos.
No mais, agradeço estar a trabalhar, mesmo com sacrifícios físicos que me extenuam :)
Um abraço grato pela visita
Marta M
Marta M a 4 de Julho de 2012 às 19:50

Já me ri Marta , com esta situação pitoresca que tão bem relatas.
Voltei aos meus tempos de estudante em que de três em três meses ia de comboio para o Porto e havia sempre situações que me divertiam.
Ainda hoje adoro viajar de comboio, há espaço, podemos levantarmo-nos e desentorpecer as pernas e uma vez por outra até se encontra gente interessante com quem se pode conversar, não foi o teu caso, mas lá chegará o dia em que em vez de aparecer um cromo surja alguém com um diálogo bem mais interessante.
I like the way you talk

Beijos
Manu
Existe um Olhar a 18 de Junho de 2012 às 10:40

Manu:
Estou exausta, mas ainda assim agradecida.
Mesmo com estes episódios pitorescos ;)
O mais engraçado é que não parecia eu a falar, parecia que o discursos (em inglês e português...) não era meu.
Aquela personagem fez desperta algo me mim :)
Abraço grato por me visitares quando não consigo corresponder...
Marta M
Marta M a 4 de Julho de 2012 às 19:55

O que eu me ri a imaginar a situação.
Pois, pois...o que teria ele ficado a pensar?
Para quem não falava Inglês estava a responder muito bem .
Pelo menos passou uma viagem diferente...os "malucos" também nos divertem.
Beijinho
momentosdisparatados a 21 de Junho de 2012 às 16:48

Sim, e distraem da canseira ;)
O pior éque eu aténão falo nada bem, para além do usual e corrente básico..
O certo é que me saiu direitinho, tal a irritação que aquela personagem me causou.
Abraço grato pela visita e pela paciência pela minha pouca atenção ao blog...
Marta M
Marta M a 4 de Julho de 2012 às 19:57

Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29
30


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO