Sábado, 02 de Junho de 2012

 

 

Já abdiquei e tive de "encaixar"  tantas coisas  que me pareciam impossíveis de acontecer na minha vida, que me pareciam tão, tão certas e...

No entanto, não foi assim.

Foi injustiça que me fizeram? Se calhar foi.

Se olho para trás e não encontro justificação para determinadas atitudes? Olho.

Se tenho a certeza de nunca ter usado métodos e palavras com as quais fui depois "tratada"? Tenho.

Mas tudo isso constatado, lágrimas choradas, coração apertado e tensão arterial descontrolada, alguém se deu conta?

Ou melhor, alguém se importou verdadeiramente? Alguém se deu conta do tamanho que teve para mim?

Não sei...

E então, fico por aqui? Não posso.

Apesar dos embates tenho sido capaz de reencontrar a paz dentro de mim. E sido capaz de refazer-me a partir da minha fé  e da minha recusa em render-me.

A partir da recusa em deixar que, algo perdido, perca também a vontade de continuar a ser eu mesma.

Recuso abdicar do sonho que aquela menina, a Marta, acalentou realizar para a si mesma assim que pudesse.

Assim que fosse senhora do seu destino.

Por ela e por todas as às vezes em que ela se "auto-consolou" e prometeu a si mesma que, um dia, viveria bem.

E em paz.

Por honrar esse tempo e esses sonhos, e mesmo que a realidade não tenha sempre colaborado, impeço que os meus valores murchem. Ou desapareçam.

Seja como for, não quero e não deixo que ditem o meu comportamento e não mudo a minha conduta porque tenho que "dar o troco na mesma moeda".

Pode ser que dê o troco, mas dou-o à minha maneira. E nesse exercício, diminuo, se necessário, o espaço que alguém pode ocupar (ou ocupava integralmente) no meu coração.

E avanço.

E não desanimo. E procuro minimizar as perdas.

Lembro-me de tudo isto hoje especialmente,  porque existem pessoas e dias difíceis

E escrevo sobre isto tudo, não porque minha realidade seja mais dura que a de outros ou mereça mais atenção, apenas é a minha, e falo dela porque me é necessário processá-la... 

E porque procuro aprender a viver com ela, aceitando-a, moldando-a, alterando-a... 

Mas sempre tentando lidar com ela honrando quem sou.



publicado por Marta M às 21:53
A Marta escreve muito bem, vou adicioná-la nos favoritos do meu blogue para seguir o seu blogue.
plasticidadedasletras a 2 de Junho de 2012 às 23:09

Olá Seja bem vinda/o
:)
É uma luxo que agradeço saber que alguém se interessa por estas linhas impressivas que deixo por aqui...
Agradeço a visita e o comentário.
Marta M
Marta M a 17 de Junho de 2012 às 20:08

Marta, pode haver coisas mais importantes, mais imponentes, mas não há anda mais valioso que podermos ir pela vida de cara levantada, olhando de frente para o mundo.

Acho que todos temos uma fase da vida em que nos sentimos assim, eu já me senti assim, hoje olho para trás e acho que há cosias que poderiam ter sido diferentes... mas tenho a certeza que eu não deixaria de ser como sou e de agir como ajo.

Continuação de bom fim de semana
Jorge
Jorge
Jorge Soares a 3 de Junho de 2012 às 00:24

Jorge:
Sei que partilha destes valores e, como eu, apesar de tudo o que nos cai em cima , não abdica deles.
È assim, alguns de nós têm que os segurar com força, enquanto outros parecem querer largá-los....
Algúem tem que garantir que eles passam à geração seguinte,
Sinto essa responsabilidade.
Um abraço e bom Domingo
Marta M
Marta M a 17 de Junho de 2012 às 20:11

Marta, não imagina quantas vezes na minha profissão e trabalhando com muitas mulheres e cuidado de muitos idosos eu digo " não vou mudar a minha conduta em prol de facilitar a a minha vida na instituição".
Com isto quero dizer que primeiro estão sempre os idosos, nem que para isso tenha de abdicar de algum tempo das refeições , que tenha de ter mais trabalho para deixar o idoso confortavél.
São apenas alguns exemplos que me deixam algumas dores de cabeça e que algumas colegas não entendem.
Mas eu sei que estou certa e não vou mudar para facilitar a vida a algumas...
Tenho principio e copiando as suas palavras NÃO ME RENDO"!
O grande beijinho e que continue com essa força
momentosdisparatados a 3 de Junho de 2012 às 09:44

Amiga:
Cada um no seu papel, no seu lugar, pode e deve dar o seu melhor.
Se todos derem, o mundo é um lugar muito mais agradável, no teu caso, a velhice de alguns, muito mais confortável.
Bem hajas amiga por, também, não te renderes.
;)
Boas férias!
Abraço
Marta M
Marta M a 17 de Junho de 2012 às 20:13

Olá Marta,
sempre haverá "dias e pessoas difíceis" manter a nossa postura e dignidade é por vezes complicado, mas, se analisarmos as coisas de forma realista,tudo depende de nós, a decisão é sempre nossa... embora nem tudo possa ser como queremos ou sonhamos...
Beijinho grande
Rosinda
Rosinda a 4 de Junho de 2012 às 18:37

Sim há.
E apesar deles temos que continuar a acreditar.
E não desisto amiga, mesmo que haja dias em que "quase "apetece ;)
Um abraço solidário e que deseja sempre o melhor :)
Marta M
Marta M a 17 de Junho de 2012 às 20:17

Por muito difícil que seja, importa não deixarmos de nós.
Infelizmente passo por um processo de adptação no meu serviço, após algum tempo de ausência por doença a adaptação não tem sido fácil, até porque existem pessoas complicadas e que gostam de complicar. E a pessoa com quem trabalho agora é daquelas de se lhe tirar o chapéu! Nunca vi pessoinha TÃO marada... E já trabalhei com muita gente e palmilhei muito terreno! E a maldade crua é algo que me deixa incomodada, não posso mudar os outros, tenho é pena de existirem pessoas assim...
Não deixo de ser eu e não deixo de mostrar a minha posição com a maior calma mas firmemente.
Mas lutar contra gigantes... estes gigantes que nos tolhem, é difícil...mas parece-me que não é solução deixar ir...não sou assim e parece-me que a Marta também não é.
Por isso estaremos de pé! podemos estar com tonturas, coração apertado, mas de pé ;)

golimix a 4 de Junho de 2012 às 19:29

De pé amiga, seja como for.
Existem pessoas tão mal resolvidas, com tantas frustrações na sua vida pessoal que procuram o emprego para "descarregar" essas frustrações e exercer alguns poderes inúteis...
Há-os por todo o lado, acredita-me. Também digo sempre o que penso, mansamente, mas digo.
Quanto ao desgaste, no caso o teu, deves cuidar-te porque há coisas e batalhas que não valem o esforço...
Tu saberás distingui-las certamente.
;)
Um abraço que espero te encontre bem.
Marta M
Marta M a 17 de Junho de 2012 às 20:22

Um depoimento e um sentir de quem sabe o que quer, que persegue os seus sonhos e não desiste de si. Louvo-te a postura eu só bem tarde, demasiado tarde até, consegui ser eu para não ferir susceptibilidades ou para não chocar.
Hoje, renovada, atenta , mais ousada e indiferente ao que os outros dizem ou pensam, aprendi, não sem sofrimento a ser eu a comandar as minhas escolhas, certa que o que não nos mata torna-nos mais fortes.
Não mudes amiga continua com essa maneira assertiva e coerente que usas para moldar a tua vida

Beijos
Manu
Existe um Olhar a 5 de Junho de 2012 às 14:06

Manu:
Num filme de Almodovar escutei esta frase: "Somos mais autênticos quanto mais perto estamos do nosso sonho".
Aprendi muito neste comentário.
Infelizmente vamos sendo moldados por pessoas que, de pedagogia e psicologia humana, pouco entendem..A maioria das vezes ainda estão às voltas com os seus próprios fantasmas e pretendem educar e orientar outros.
Normalmente isso corre mal.E condiciona os que resultem deste processo: as crianças.~
Por isso levamos tempo a prender a escutar a nossa voz interior e a perceber que se opinião dos outros vale e deve ser respeitada, no fim do dia, tens que ter escutado mais a tua voz.
O olhar de crítica ou de desaprovação dos outros sobre nós, tem o peso e o valor que lhe quisermos atribuir.
Para mim, há muito tempo que a crítica e o conselho que aceito, depende muito de quem o profere e da coerência que manifesta na sua própria vida.vida.
Sinto-me a cada dia mais livre desse condicionamento social.
Um abraço a pensar se é este neste Verão que tomamos aquele prometido café ;)
Marta M
Marta M a 17 de Junho de 2012 às 20:30

Marta Muita força na tua luta
Que sejas feliz sendo tu mesma
Um gdre beijinho e minha presença sempre que possa
luadoceu a 8 de Junho de 2012 às 15:45

Obrigado Lua.
Sim, tento manter-me pacífica e coerente.
O mundo, como sabes, está cheio de pessoas difíceis e há que encontrar uma forma de ir lidando com todas elas, não é?
Paciência - muita -ajuda :)
Um abraço e bom Domingo e que Portugal ganhe :)
Marta M
Marta M a 17 de Junho de 2012 às 20:34

Fiquei emocionada...
Coragem Marta!
teoriasdacosta a 15 de Julho de 2012 às 22:53

Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29
30


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO