Sábado, 30 de Julho de 2011

Pessoas pouco exigentes falam sobre coisas,

pessoas comuns falam sobre pessoas,

pessoas inteligentes falam sobre ideias.

Platão - Atenas (348-347 a.C.)

 

Ouvi esta citação há muitos anos, vinda do meu professor de História do secundário.  E retive-a, apontando-a junto a outras no meu diário..

Nunca mais a esqueci e diversas vezes recorri a ela usando-a nas aulas, especialmente com os meus alunos do Secundário, quando estes já revelam maturidade para a entender. Confesso que não havia retido o autor, mas numa pesquisa mais cuidada, encontrei esta referência que me parece provir de um site razoavelmente sólido.

E faz sentido no discurso filosófico do mestre  Platão.

Ontem, por entre vários acontecimentos agradáveis, ela voltou a fazer tanto, mas tanto sentido que não mais me saía da cabeça a pedir que me debruçasse sobre ela e escrevesse.... :)

Pois, é verdade, existem pessoas que encarnam na essência mais pura, a terceira linha deste pensamento.

Existem pessoas que têm uma forma de inteligência e uma arquitectura mental que sempre nos surpreende numa conversa, que nos deixa a pensar e a nossa resposta não fluí. Não ocorre, não se consegue avançar e ripostar depois de ouvir certas ideias. Elas batem cá dentro e não há forma de negar, temos que sair mesmo da nossa "zona de conforto" e largar o discurso socialmente aceite e formatado, como me disse.

 E o acerto subsiste, ecoa continuamente e interpela-nos, quer pela novidade do discurso quer pela lucidez e tamanho de coração.

E também porque nos emociona pela sensibilidade, porque percebemos que mesmo sem darmos toda a informação, mesmo que contornemos continuamente o que nos magoa, e alinhemos repetidamente o "tudo bem"... Existiu alguém que se deu conta - alguém que se comoveu e viu.

Alguém que olhou com atenção para dentro dos nossos olhos...

Alguém que se importou. E para mim já é muito.

Existem amizades preciosas na nossa vida.

Obrigada pela luz meu amigo.



publicado por Marta M às 19:27
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29

31


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO