É isso meus amigos, tempo de pausa.
A Páscoa,ao contrário das outras datas "obrigatórias" e calendário, faz-me mais sentido.
Porquê?
Porque não implica tanto festejo, luzes, comidas, presentes...Obrigações e trocas sociais, num cúmulo.
Existe uma maior liberdade nesta quadra, e algumas pessoas até optam por nem comemorar este evento e fazem deste tempo, um período de férias.
Nós cá em casa, visitamos a família nesses dias e aproveitamos para estar juntos.
Pessoalmente, vejo a Páscoa como um período de reflexão e pausa em que nos confrontamos com a mensagem Cristã na sua maior essência e importância.
Esta é o período (ainda que historicamente não haja certezas sobre esta calendário específico) e o tempo da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Não pretendo deter-me na possibilidade ou não da ressureição de Cristo, ou sobre a essência da sua mensagem ou se ela vem ou não, do Pai.
O certo é que ela vem de um homem bom, extraordinário até, que viveu (é um facto, e os censos históricos romanos o demonstram) como Homem de carne e osso, há mais de 2000 anos...
E a grande mensagem, creio eu, não é apenas sobre alguém que venceu a morte e voltou...A grande mensagem Cristã, é que ele veio demonstrar no século - entre nós - que é possível, ser bom, ser melhor (ser santo?) como Homem, nesta terra, neste sociedade.
Nas mesmas condições em que nós vivemos.
E ao mostrar, ao viver, ao dar testemunho com a sua vida, lembrou-nos que as qualidades "santas" também estão ao nosso alcance e não são apenas prerrogativas divinas..
É que tal constatação de " só Deus é santo" só nos tem alienado e muitos nem sequer querem tentar...
Ele veio valorizar a nossa vontade e potencial, mais do que glorificar apenas a Deus.
Por isso gosto deste Jesus -Homem, com virtudes e medos (sim ele teve dúvidas e medos na cruz...) - tão próximo de nós e, por isso mesmo, um verdadeiro exemplo.
Bom tempo de pausa, amigos :)