Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010

O verdadeiro espírito de Natal passa muito por aqui.

(Imagem do blog desta amiga)

 

Porque escrevo ao ritmo da minha respiração e do estado em que está o meu coração, não gosto nada de o fazer por obrigação e, menos ainda, para cumprir calendário...

Por isso, esta época "cai" em mim e mexe comigo, "cobrando-me" o quanto me devo a tantos - amigos e família - que me acolhem, e me escutam o ano inteiro...

E devo-lhes nesta quadra uma palavra mais cuidada...

E compreendo também as expectativas e que milhões de pessoas no mundo tenham uma especial predilecção por esta época e a cultivem e acarinhem.

Percebo-os, houve um tempo em que, também eu, pensei assim...

E sei também que se espera um gesto ou uma palavra mais amável, mais simpática ou mais atenta, neste tempo.

Por isso aqui estou hoje, a escrever sobre esta quadra, aproveitando para lembrar(a mim em primeiro lugar) que ela também nos interpela de diversas formas quando nos fala de fraternidade e de amor com luzinhas a piscar...

Penso que se pede que façamos um esforço por escutar e por entender o "lugar" e as circunstâncias dos outros e que, mesmo constatando os seus limites, os seus erros e fraquezas...Consigamos renovar o nosso amor e avançar por entre as magoas e as desilusões...

E amando mais, porque ao nos mostrarem como são humanos, agressivos ou frágeis, ou quando erram em toda a linha, mostram o quanto ainda precisam de nós e do nosso apoio.

E temos que dá-lo na dimensão que o nosso coração e a nossa saúde mental o permitir

Natal é isso mais do que tudo. Acho.

Façamos o esforço, igualmente por Ele , no seu aniversário, tal como nos avisou (e garantiu) naquele dia, naquela montanha há mais de 2000 anos:

"Bem-aventurados sejam os pacificadores(...)"

É uma boa proposta: Pacifiquemos.

Feliz Natal a todos os que passam por aqui.



publicado por Marta M às 18:48
Olá Marta!
Faço esta pequena visitinha para lhe desejar um Bom e Feliz Natal, na companhia dos seus!
Abraço de grande Amizade
Marcolino
Marcolino a 24 de Dezembro de 2010 às 07:50

Olá meu querido Amigo:
Como vai? Melhor? Recuperado?
Desculpe alguma demora na resposta, mas este também foi um tempo exigente para mim...
É-o todos os anos, mas este somou uma série de circunstâncias que em entristeceram e surpreenderam para além do habitual...
Propus-me pacificar e começar um processo de perdão que em tem custado a concretizar...Mas sinto que devo fazê-lo.
Particularmente nesta quadra, é o que se espera, suponho.
Um abraço grande e obrigada por passar por aqui e se lembrar de mim
;)
Marta M
Marta M a 29 de Dezembro de 2010 às 19:42

Olá, Marta!
Maravilha das maravilhas essa sua decisão de iniciar um processo de Perdão!
Mas ele custar-lhe-á bem menos se pensar emtermos de aprendizagem e não em termos de a terem ferido. Só nos ferem psicológicamente se nós nos permitirmos a enfraquecer as nossas reservas anti-virais predispondo-nos a entregarmo-nos ao nosso sofrimento interior, que ninguém consegue ver, nem sentir, mas nós o sentimos, por vezes de foras exageradas.
Sei que a minha querida Amiga vai vencer porque além de o desejar é inteligentissima!
Olhe, Marta, fiquei a torcer por si!
Quanto à minha saúde está tudo no bom caminho. Os dois exames ao coração já os fiz e amanhã vou comprar os medicamentos novos que me foram receitados para substituior os anteriores. Estou pleno de Fé e sei que irei vencer...!
Olhe, Marta, com as nossas experiencias de vida, sabemos perfeitamente, isto é, bem demais, que só se entrega, mentalmente falando, ao sofrimento aqueles que adoram a auto-comiseração, e ficam todo o tempo, ansiando por morrer na praia.
A Marta é uma Mulher altamente inteligente e com um espirito extremamente forte, por isso mesmo vai vencer...!!!
Um beijinho dee grande Amizade,
Marcolino
Marcolino a 29 de Dezembro de 2010 às 23:45

Feliz Natal Marta,deseja a Carla e familia
Bjinhos
luadoceu a 24 de Dezembro de 2010 às 11:46

Olá Lua!
Desculpe a demora, mas como passei pelosblogs dos amigos a desejar-lhes Santas Festas, demorei-me um pouco mais a responder aos votos dos amigos que aqui vieram visitar-me....
Foi jistificado, acredite-me ;)
Abraço grande a si e à sua bonita família.
Marta M
Marta M a 29 de Dezembro de 2010 às 19:45

Pacifiquemos e continuemos, para além de todos os natais, numa cruzada de aperfeiçoamento de condutas, agradecendo o que de melhor a vida nos dá e aceitando o pior, como forma de evolução espiritual.
Renovando os votos de uma época feliz, de paz e humildade para com todos , deixo-te um enorme abraço e que continues a ser o lindo ser humano que és .
Até breve amiga e votos de um Feliz 2011

Manu
Existe um Olhar a 26 de Dezembro de 2010 às 10:46

Manu:
Amiga,fico a imaginar-te por esse mundo fora e a desejar que encontres a janela e o caminho que procuras e mereces ;)
Aperfeiçoamento, pois. E todos os dias que isto da codição humana é muito difícil de "domar" e perceber :)
Obrigada pelas boas palavras e por todas aquelas, que mesmo sendo um "puxão de orelhas", nos levam mais longe.
E nos obrigam a rever a nossa estratégia...E a encarar os nossos medos.
Obrigada especilamente por esses, como no nosso almoço em Coimbra.
Lembras da questão que me colocaste?
Tem me feito pensar.
Abraço grande estejas onde estiveres ;)

Marta M
Marta M a 30 de Dezembro de 2010 às 20:14

Claro que não me importo de usares imagens que tenho no blog, elas também não são minhas :)
Espero que o Natal tenha sido tudo isso.
Bjns
cuidandodemim a 26 de Dezembro de 2010 às 11:36

Olá Amiga.
Mais uma vez obrigada pelapartilha e por permitires que use e partilhe as tuas escolhas.
Bom, óptimo ano para ti ;)
Abraço
Marta M
Marta M a 30 de Dezembro de 2010 às 20:15

Querida amiga:
Bom Ano novo para ti, como menos sobressaltos e mais carinho e a amizade que muito mereces!
Beijo
César
César a 28 de Dezembro de 2010 às 19:33

César:
Amigo do coração ;)
As aulas como vão?
Mereço? Espero que sim, faço por isso...
Mas o mundo não é justo, nem equitativo e...mesmo assim, temos que continuar a dar o nosso melhor e a actuar de acordo com o que é (e nos parece) mais acertado.
resultados? Nenhuma garantia.
Que este novo ano te traga tudo o que mereces e um pouco mais ;)
Há de ser ;)
Beijinhos
Marta
Marta M a 30 de Dezembro de 2010 às 20:21

Desejo-lhe um bom ano a si e a todos os seus com tudo o que deseja de bom. Muita, saúde e paz e amor essencialmente. Bj
FatimaSoares a 30 de Dezembro de 2010 às 16:19

Fátima:
Bom vê-la por aqui a deixar-me votos tão bonitos e completos ;)
E agradeço imenso e desejo-lhe também um novo ano, com saúde e com carinho,junto dos que lhe querem bem.
Abraço
Marta M
Marta M a 30 de Dezembro de 2010 às 20:28

Olá Marta! Tenho por hábito fazer esta "ronda" acho que também lhe desejei Bom Natal por isso não será novidade Rever-me cá... Bom Ano Novo e boas festas deseja-se a toda a gente mesmo a quem não encontra grande afinidade connosco ou nos acha pouco "sociais" ou correctos. Um beijo para si tb e tudo de bom com sinceridade... No fundo há que seguir em frente, evoluir.
FatimaSoares a 30 de Dezembro de 2010 às 21:00

Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29
31


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO