Jim Botão e Lukas o Maquinista
Da autoria de Michael Ende.
Foi com este livro que tudo começou, pelo menos é este o primeiro título que me lembro de escolher e ler com gosto.
Não terá sido o primeiro que li, em minha casa o meu pai sempre esteve rodeado de livros, mas esta foi a minha primeira escolha pessoal e autónoma.
Lembrei-me dele hoje ao comentar este post da minha amiga sentaaqui quando, incapaz de escolher o livro da minha vida, enquanto fazia listas mentais extensas, ocorreu-me pensar sobre como se iniciara mesmo, dentro de mim, este gosto (paixão) pelos livros...
E lembrei-me com detalhe de parte do título "Jim Botão" ...o resto estava misturado por entre as "brumas" da memória:
- "Kuca"? "locomotiva, comboio, marinheiro"?
As palavras surgiam e baralhavam-se, incapazes de alguma coerência...
Recordo-me perfeitamente de o ter requisitado na biblioteca pública, onde me dirigira sozinha, de esticar-me para o alcançar na estante, num primeiro andar de chão de madeira que rangia...Lembro-me dos nervos, da responsabilidade que senti ao preencher a ficha, apresentar o cartão e trazer aquele livro que não era meu, para casa.
O título, esse continuava envolto em mistério, até que o googlei (já existe o verbo,certo?) por partes, e após algumas pesquisas, a capa surgiu no écran e resgatou-se na minha memória!
Fantásticos estes tempos modernos com as estas novas tecnologias em que temos acesso a quase toda a informação, aprendemos imenso ou até as usamos como reconstrutores/auxiliares de memórias enterradas (?).
Se me recordo da história? Não, isso já não, infelizmente.
Mas recordo a textura da capa, as cores predominantes e de tê-lo lido e manuseado várias vezes, antes de o devolver dentro dos 8 dias regulamentares.
E assim começou o meu romance intenso e apaixonado com os livros. Até hoje.
E o vosso, como foi?
Aos meus amigos, deixo o desafio:
Qual foi o primeiro título da vossa vida, lembram-se?