Terça-feira, 29 de Junho de 2010
Encontrei esta imagem na internet googolando (já existe o verbo?)...
E ela ilustra algo que me ocorreu hoje quando, ao receber os pais para formalizarmos as matrículas dos seus filhos, estes faziam-nos a entrega dos documentos pedidos e das suas condições de vida...
Sim, ao instruirmos e cuidarmos dos seus filhos durante uma ano inteiro, ao fazermos a sua avaliação e transmitirmos esse conhecimento à suas mães (falo de mães porque são 90%, dos encarregados de educação que nos procuram) com um certo acerto, penso que as tranquilizamos, confiam em nós, a abrimos espaço para que o seu coração fale.
E falam, e contam e confiam em nós. E confiam-nos a saúde mental dos seus filhos e isso, sabendo como são algumas mães...É muito.
E contam histórias que já intuíamos e pedem o nosso conselho e ajuda, e nós sem saber todos os dias o que fazer com os nossos ou com a  nossa vida, ouvimos com respeito e resguardo.
E percebemos melhor os nossos alunos.
Mas ao escutar histórias tão semelhantes, de divórcios, de abandonos, de dificuldades financeiras, de novas relações e novos arranjos familiares que ainda se mostram piores que os que lhe deram origem,  potenciados que são pela dificuldade natural em confiar em novas pessoas que, de repente, se instalam lá em casa...E em momentos em que ainda nos adaptamos à nova situação.
E está lançada a receita para reproduzir na próxima geração as carências emocionais desta e criadas as condições para que estes jovens passem  vida interia a tentar compensar este tumulto que virou a sua vida...
E vou me perguntando porque essa pressa em substituir alguém, em reocupar a casa e...a família. Ou em criar novas famílias, diria melhor.
E vou olhando para aquele buraco para onde todos se parecem dirigir e onde todos vamos caindo num momento ou noutro da nossa vida, e pergunto-me: Ninguém o vê?
Há situações que não podem dar certo, há situações que se repetem, mudando apenas os rostos, e acabem sempre igual. É só olhar à volta.
Porque a atitude não mudou, nem se aprendeu nada com o acontecido.
Será que um pouco de calma nos nos aconselharia perceber que  é necessário um tempo para  parar e avaliar a nossa nova circunstância e dar-lhe tempo para que esta assente em nós e nos nossos filhos antes de a querer "mascarar/mudar"  com tanta pressa?
Será medo do vazio ou da solidão?
Vejo as crianças no meio desta experiências que nada têm a ver com elas...E maior parte das vezes parecem que "sobraram" de uma história velha e agora são "encaixadas à força" numa história que não é delas...
No início (e durante bastante tempo, quer gostemos quer não) elas só querem perceber o que lhes aconteceu e manter as pequenas rotinas e o que sobrou do que foram como família - é o único que lhes resta do que sempre conheceram. E precisam desse período de transição, acreditem-me.
Por mim davas-lhes mais tempo para que se adaptassem antes de voltar a virar-lhes o mundo do avesso.
Mas isso, claro, só eu a pensar alto, a partir da minha experiência como pessoa.
Não sendo a resposta definitiva para nada, gosto de a partilhar.


publicado por Marta M às 14:56
Olá Marta está melhorzinha? Espero que sim. Eu penso que todos há algumas gerações vimos alargando o buraco e sabemos bem da sua existência, só que a vida de hoje é tão ingrata que não nos dá tempo para pensar que vamos cair nele e então vamo-nos mantendo na borda a girar e a fazer de equilibristas arranjando solução atrás de solução, para evitar a queda e nem sempre aquilo que se nos sugere é bom. Por conseguinte os "miúdos" são arrastados por nós e na sua vida não vêem infelizmente muitas saídas para se afastarem definitivamente do buraco. Eu vejo em casa a angústia dos exames, da competição a nossa nos afazeres, na rotina do trabalho na confusão de arranjar forma de dar respostas quando nós próprios não sabemos sequer como interpretar a pergunta. É um mundo complicado, desumanizado, competitivo, imparcial e arrasador. Infelizmente lembro-me de no meu tempo ser mais fácil escolher uma carreira, um destino apesar de já complicado hoje é impossível simplesmente porque nem os melhores são capazes de se manter à tona e empregos não há, não há estabilidade não há vontade nem amor ao próximo. Peço e espero sinceramente que não se esgote a esperança e a força do ser humano que depois de algum tempo já é só teimosia e talvez seja isso que nos faz sobreviver. Peço desculpa de ter comentado, de se calhar não ter sido coerente de como sempre ter escrito um testamento, mas não peço desculpa de gostar muito de si minha amiga e lhe desejar o melhor e achar que é uma vencedora e uma mulher extraordinária no que faz e tenta conseguir. Um imenso beijinho com admiração.
Fátima Soares a 29 de Junho de 2010 às 17:04

Sindarin :
O seu comentário é sempre bem-vindo , e nunca se excede, não se preocupe - ao contrário.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Sindarin : <BR>O seu comentário é sempre bem-vindo , e nunca se excede, não se preocupe - ao contrário. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Osvalores</A> , sempre os valores, não me canso de o repetir e de acreditar que, alguém, há de escutar e se puder fazer a diferença com uma ou duas crianças, já valeu a pena não desistir. <BR>A minha querida amiga Laurinda Alves diz sempre que são as "minorias que fazem avançar o mundo" e eu acredito ;) <BR>Abraço e bom fim de semana. <BR>Marta M

Não percebo o que aconteceu ao comentário, peço desculpas!
:(
Marta M a 2 de Julho de 2010 às 12:54

Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26

27
28
30


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO