Hoje, para desanuviar e para "colorir" este blog que anda muito rezingão, e partindo do convite/desafio da minha conterrânea e amiga Sheila, venho falar de cinco manias minhas (só cinco?).
Segundo a regra e citando a minha amiga: "Tenho que enunciar 5 manias minhas, hábitos muito pessoais. E além de dar ao público conhecimento destas particularidades, tenho que escolher 5 bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo. Cada participante deve produzir este regulamento no seu blogue..".
Agora é a parte mais difícil - aquela em que mais me exponho e...me confesso ;)
Mania 1: Ler.
Faço-o todos os dias e a todas as horas que consigo. É um vício, uma mania?
Não sei. O que garanto é que tal actividade é essencial para mim e consegue relaxar-me por pior que tenha sido o dia.
Mesmo que tenha tido um dia fisicamente esgotante, não posso deixar de dedicar uns minutos à leitura do jornal diário (compro pelo menos um por dia) e, se conseguir, procuro ainda ler um capítulo de algum dos 2 ou 3 livros que ando sempre a ler em simultâneo...
Relaxa-me, cultiva-me e ajuda a treinar a cabeça, apurar o raciocínio e assim ter "elasticidade" mental e os conhecimentos que me ajudem a enfrentar os dias pelo melhor ângulo.
Haverá mania mais saudável? Duvido.
Mania 2: Detesto comida remexida.
Se há algo que me incomoda deveras e consegue dissipar o meu apetite é mexerem no meu prato ou pessoas que reviram excessivamente a comida nas travesssas quando se servem.
Provavelemente, tendo em conta que sempre tive muito pouco apetite e que o ambiente ou a importância que atribuo ao contexto onde ocorre a refeição é mais importante que o alimento em si, sempre fui atenta a detalhes que muitos não valorizam.
Adoro a filosofia e a simplicidade da abordagem oriental às refeições ou à degustação de um simples chá...
Mania 3: Postura desleixada.
Principalmente que se atirem com estrondo num sofá onde estou sentada (relaxada ou não), ou baterem portas e gavetas.
Mania 4: Gosto de servir os pratos à mesa.
E faço-o quase todos os dias aqui em casa, prefiro que estejam todos sentados à mesa e eu possa movimentar-me na cozinha. Penso que esta mania vem do tempo em que os meus filhos eram pequenos e eu, sozinha na cozinha,tinha que lidar com as panelas a ferver e tinha (tenho) pavor de as deixar cair e queimar alguém.
E assim também garanto que os meus filhos consomem refeições equilibradas (verduras incluídas!)
Eu sei que já são adultos, mas o hábito e a preocupação permanecem ;)
Mania 5: Luz de Presença
Desde pequena, que tenho horror a dormir na completa escuridão (Se fui trancada na despensa às escuras? Sim, infelizmente).
Se a luz de presença se apagar, ou se faltar a luz, acordo sempre.
Reflexão final:
Estas pequenas manias que todos vamos tendo em maior ou menor quantidade (e aqui pode surgir o problema), penso que são pequenas compensações/seguranças que vamos precisando de ter e assim assumir algum controlo num mundo caótico e em que pouco ou nada se consegue prever ou controlar verdadeiramente.
Deixam-nos acreditar que ainda controlamos um pouco algumas coisas...
Excessiva ilusão?
Lanço o desafio aos seguintes amigos:
Existiriam outros, mas já foram desafiados!
Bom Domingo a todos!