Sábado, 10 de Dezembro de 2011

Lá na escola a crise sente-se. E muito.

Por essa razão e para para racionalizar custos, entre nós professores, criámos um sistema de boleias para destinos comuns.

Semanalmente uma de nós leva o seu carro. Os tempos estão difíceis e há que fazer alguns ajustes, já se sabe.

Ontem, por extensão das reuniões de preparação de final do 1º período, os horários desencontraram-se e cada uma acabou por ter que levar o seu carro. No meu caso, fiz a viagem sozinha.

Mesmo gostando muito delas e tendo escolhido com  critério este "meu" grupo de colegas, e certamente apreciando a boa companhia que fazemos umas às outras, ontem adorei aquela volta a solo para casa... Experimentei uma paz e uma tranquilidade que me eram absolutamente necessárias depois de um dia muito exigente.

O Universo conspirou a meu favor ontem a agradeço-lhe por isso, e  por aquele silêncio ao fim do dia...

Pensava eu, pois a realidade é que, mal o imaginava, o dia nem a meio ia... 

Existem muitos dias assim para mim, em que preciso parar, ficar quieta e em silêncio, a  retemperar-me, para poder continuar.

Foi precioso.

 

 

Nota: A imagem que apresento está no ambiente de trabalho do meu computador há algum tempo..Pelo que leio por aí, penso que poderá ser útil para muitos. Partilho-a com carinho.



publicado por Marta M às 13:23
Entendo Marta.

Tenho saudades de partir ao encontro do sol (ou de nada).
Libertar pensamentos, ansiedades, enquanto o carro segue e me deixo simplesmente deslizar, aqueles que de tanto amarfanhar quase se atropelam por os manter prisioneiros.

- Compreendo e aplaudo a vossa opção. Ajuda ao orçamento. E a companhia sabe bem.

Mas...

Às vezes é preciso estar só. É preciso encontrar quem somos. Não quem querem que sejamos.

E não é por termos dupla personalidade, a mania - nada disso!

Há dias em que precisamos suspirar profundamente, deixar o ar sair todo, esvaziar a pressão e deixar que os pulmões se encham ao nosso ritmo, ao ritmo do nosso coração - em lugar do ritmo da obrigação.
Mas sem perguntas, sem questionários aos suspiros, ao mutismo, à cara fechada…

Fazes com que pense
És uma boa prof. vês? Os alunos ficam bem soltinhos...

Beijinho




DyDa/Flordeliz a 10 de Dezembro de 2011 às 17:34

Minha querida amiga não é sermos egoístas ou mal educados ou agradecidos mas todos temos de ter um tempo a sós connosco em que nos juntemos alma e corpo e mente e nos centremos no mundo tão grande e na nossa pequenez e a paz que se sente aquela sensação de conforto é indescritível. Em tempo de crise a solidariedade entre colegas, amigos, família e até vizinhos devia ser uma realidade realmente se todos fizessem um pouco isto corria melhor, mil bjs amiga e muito obrigada pela amizade e o carinho gosto muito de si Marta e admiro-a imenso. A frase é linda. Uma braço mto grande bfsemana .
Fátima Soares a 10 de Dezembro de 2011 às 18:04

Amiga, como eu compreendo a necessidade de seguir, ir, estar, sozinha... E depois de aulas e reuniões!!? Ui, é que é mesmo necessário, Silêncio de vozes de opiniões, que pode ser cortado pelo som de uma musica que se gosta. Beijinho
Bom Fim de Semana
miilay
miilay a 10 de Dezembro de 2011 às 18:20

ola marta
e bom e optimo pensarmos em economizar pois hoje em dia nao ha muito para gastos e dividirmos com os outros,e saudavel
mas todos precisamos de ter espaço para nos pp, todos precisamos de um tempo para nos por mais que gostamos ou nos sentimos melhor com as pessoas que temos e escolhemos a nossa volta,mas tempo p nos no final do dia sabe bem e muito bom
marta bom fds....um gdre beijinho e...obrigada
luadoceu a 10 de Dezembro de 2011 às 18:42

Bom dia Marta!
Quem não gosta, quem não saboreia, todos aqueles momentos, sem nada em que pensar, sem tagarelices indiscriminadas, muitas das vezes fora deste contexto, que é um repousar da nossa mente, um desligar saudável de um mundo, em que a obrigatoriedade se tornou numa rotina, nada fácil de satisfazer, nas profisões de cada ser humano?...?
Abraço de um bom domingo, e uma boa semana, em que as suas obrigações, lhe aparecerão de cara lavada...
Marcolino
Marcolino a 11 de Dezembro de 2011 às 11:14

Penso que estar só, "ouvir" o silêncio, sentir aquela paz... é uma espécie de liberdade.
Mas esses são momentos que raramente se conseguem, mas que sabem muito bem...
Beijinho grande
Rosinda
Rosinda a 11 de Dezembro de 2011 às 16:47

Entendo-a perfeitamente...gosto de ter momentos a sós comigo mesma, com os meu pensamentos. Por vezes tenho de partilhar o meu carro com a minha filha e nessas alturas tenho de ir a pé para o trabalho, mas é nessas alturas que ponho a minha cabeça a funcionar.
Caminhar nas calmas dá-me tranquilidade e se for durante a noite melhor ainda.
Beijinho
momentosdisparatados a 12 de Dezembro de 2011 às 22:58

Olá Gostei muito de ler o teu desabafo, na verdade existe sempre aquele tempo em que precisamos de estar sós e em silêncio, outros nem tanto. Existe tempo para tudo...mas ainda bem que conseguiste ter um bocadinho de sossego que bem precisavas

Beijinho
onda_azul a 13 de Dezembro de 2011 às 21:13

...como compreendo o que diz!... e como acho importante ter mais vezes presente a frase que partilha de forma mais evidente... a frase e o sentido da "semente"...
Muito obrigada!
Tem sido uma jornada estranha, esta minha dos últimos meses... sem grande tempo de paragens e de silêncios de que tanto necessito também... uma jornada contrária à que, na minha idade e etapa de vida julgava ter a certeza já não querer desta maneira...
...mas, por certo, estará a acontecer por algum motivo que saberei de forma crescente. Procuro estar atenta! Mas preciso de TEMPO... para reflectir, para o silêncio... e para a escrita!
Obrigada uma vez mais pela partilha
sempre,
Isabel
Isabel Maia Jácome a 15 de Dezembro de 2011 às 13:41

Difícil escolher os momentos neste tempo que passa. Devemos aproveitar as boas oportunidades e gerir então o nosso espaço.
Desejo-lhe um excelente Natal.
Abraço
batidasfotograficas a 17 de Dezembro de 2011 às 01:06

Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
24

25
26
27
28
29
30
31


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
Lugares que Também visito ;)
http://optimismoemconstrucao.blogspot.com/ http://joaodelicadosj.blogspot.com/ http://theosfera.blogs.sapo.pt/
pesquisar neste blog
 
Contador de visitas ...
E neste planeta...

contador gratis
blogs SAPO