Sábado, 28 de Maio de 2011

A propósito de um texto sobre coragem...

 

Fiquei a pensar sobre a coragem que implica entregar o nosso coração e, depois perceber que já não nos podem devolvê-lo, porque o partiram.

E nós continuamos a deixá-lo na mão de alguém..

E porquê? Porque ficámos cativos, porque nos viculámos  um dia - por alguém , por um projecto, por quem nos pertence de direito, por um sonho...

E passam os anos, a vida continua e, cheia e exigente distraí-nos, mas o coração demora a avançar, demora a deixar de desejar, a deixar de sonhar que podia ser diferente.Demora a aprender.

 E reivindicamos.
Porque sabemos que merecemos amor e demos o melhor de nós - o que podíamos e até o que não podíamos.

E agora...?

Será precisa a mesma coragem para aceitar que o amor não tem o poder que lhe atribuímos, nem sempre é redentor, nem sempre é entendido.

Nem todas as vezes resgata.

Nem sempre quem o recebe tem, verdadeiramente,  coração aberto e acolhedor.

Não é qualquer coração que entende ou retribui...

Depois é só dizer que não se entendeu, ou sair pela lateral a dizer que não se lembra bem...

Ou que não foi bem assim.

Foi, o nosso coração sabe...

Cada coração aprende apenas por si mesmo, porque não se consegue mudar um coração a não ser a partir de dentro.

Só se pode dar  exemplo e tempo, confiar e preservarmo-nos, enquanto cada um faz o seu caminho.

E acreditar que- talvez - em outro tempo, finalmente, nos encontremos.

Isso sim, aceitando que, em certas vidas, o caminho não é em linha recta.

Hoje, data importante e cumulativa para mim, os limites da condição humana, já não devia surpreender-me, pois não?

Lenta esta minha aprendizagem...



publicado por Marta M às 11:38
Olá Marta, hoje e nesta data importante para si, como outras são para mim surpreende SEMPRE! Nunca deixará de surpreender porque se amou, porque mesmo seguindo o percurso e parecendo trazer o coração connosco, um bocadinho ficou lá atrás... Incompreensivelmente não o aceitamos como esse amor não o pode ser totalmente retribuído, honrado, mantido, ou por que motivo continuamos sempre a dar-lhe esta importância e este lugar dentro do tal coração que foi partido. A pensar que um dia em outro sítio, dimensão, ou era, esse amor será reconhecido e alvo do que devia ter sido sempre. Também quero acreditar. E se há quem sofra dessa lentidão, minha amiga, sou eu também. E se me permite fico feliz de não o estar só, assim e pelo mesmo caminho a percorrermos nesta empatia de "sofrimento" e sentimento, vamos conseguindo superar e acelerar aquilo que devíamos ter feito desde logo... Um beijinho doce com amizade, e nesta data especialmente um abraço muito apertado que não o colmata nada do que se pretendia, mas que ajuda na solidariedade de não nos sabermos sós! Desculpe o extenso eu sou realmente uma melga. Bfsemana
Fátima Soares a 28 de Maio de 2011 às 15:33

Fátima:
Escrevi este post na sequencia de uma série pequena, mas intensa, de algumas ingratidões e sonhos mal resolvidos e reparei que todos os comentários se encaminharam para a desilusão romântica ...
Existem tantos outros campos e..no entanto, este parece omnipresente , não é?
Engraçados os nossos corações ;)
Abraçoe grata pela presença sempre simpática
Bom Fim de semana
Marta M
Marta M a 3 de Junho de 2011 às 21:40

A vida está sempre a surpreender-nos Marta e o coração tem desígnios insondáveis , obscuros por vezes, surpreendentes, nem sempre pela positiva.
Damos e damo-nos, esperando receber, e a vida troca-nos as voltas e ensina-nos não sem sofrimento, que o amor se dá sem esperar nada em troca. Uma aprendizagem que leva uma vida e não é por seres lenta, é porque pensas que o mundo e aqueles que amas deviam ter a capacidade de entrega que tu tens.
Fizeste as tuas escolhas, boas ou menos boas, elas são um factor que te leva a crescer e a desenvolver, força, coragem e muita energia para que no dia em que te sentires preparada, possas escolher novos caminhos.
E esse caminho começou hoje, o dia do teu aniversário.
Uma nova fase começa, novas iniciativas, outros projectos e mais esperança.
Tudo o que estava a mais na tua vida foi ou vai embora em breve e esse terminar nunca é fácil, porque estamos demasiado apegados e instalados na nossa zona de conforto.
Vai...ousa, arrisca, tens as ferramentas necessárias para desbravares um novo caminho.
Muitos parabéns amiga.
Beijinhos

Ps. Saíste de um ano 9...final de um ciclo, iniciaste um 1, novas iniciativas, tens uma personalidade 1- independente, líder, organizada e responsável, portanto, toca a partir com confiança e a certeza que irás vencer qualquer desafio.
sentaqui a 28 de Maio de 2011 às 20:35

Querida amiga mística :)
Já li duas ou três vezes as tuas palavras e ,nesse conforto, percebo como o teu coração entendeu tão bem o meu.. ;)
Será que foi pelas razões que aqui descreves que nesse dia me sentia tão triste? Ou melhor, não triste, mas faltava-me alegria..
E o pior é essa expectativa de "ter que divertir-me" quando o que me apetece é ficar quieta a ler...por exemplo.
A estar...
E o que me apetece é mesmo isso,recomeçar, principalmente para não vejo outra escolha e..parece que tenho mesmo que escolher, não é?
Quando tiveres paciência falas-me melhor de todas estas "contas" da minha vida. Fiquei muito,muito,curiosa.
E pode ser que me dê luz ;)

Abraço grande e muito grato
Marta M
Marta M a 3 de Junho de 2011 às 21:50

Muitas vezes foge ao meu entendimento, a razão de ser destas e de outras coisas.
Minha amiga desejo de coração que o teu dia esteja a decorrer com serenidade e que os próximos tragam tudo o que desejas.
Um grande beijinho
Rosinda
Rosinda a 28 de Maio de 2011 às 21:20

Obrigada Rosinda:
Por te lembrares e por me desejares tantas coisas boas que sei, te vêm do coração numa altura também muito exigente para ti.
Abraço grande e grato
Marta M
Marta M a 4 de Junho de 2011 às 17:24

Olá Marta
Primeiro que tudo, PARABÉNS , por mais um aniversario.
Que todos os seus desejos se realizem.
Quanto ao coração...esse por vezes é tramado, mas não há nada melhor que o AMOR!
Beijinho
geriatriaaminhavida a 28 de Maio de 2011 às 21:24

Amiga:
Agradeço tudo oq ue me desejas, mas apenas fico com as minhas reticências em relação ao amor...
Espero que seja como referes, mesmo.
Aguardo ;)
Abraço grande e contente por saber que, dentro em pouco,estarás de férias :)
Bem merecidas, sublinhe-se.
Marta M
Marta M a 4 de Junho de 2011 às 17:26

O que diz uma pessoa que se sente absolutamente ridícula? talvez parabéns minha amiga, mas como não sou de mentir não reparei e raramente reparo nas datas de perfil das pessoas não por falta de afecto ou consideração só por ser algo despistada por natureza. De cima da minha estupidez, da minha figura ridícula anterior, lhe deixo com muito carinho e estima verdadeira, sincera além de já bastante amizade os meus sinceros parabéns. Que este dia tenha sido feliz dentro do possível e que se repita por muitos e longos em que eu possa ser mais atenta. Afinal também fiz em Maio e a Marta foi a única pessoa, além de uma colega de trabalho e das minhas filhas que me fizeram um post, a dar-mos, quando antes já fizeram também tantos posts para mim, e tão amada me fizeram julgar ser... O tempo tudo leva menos os tais corações partidos. Bjs amiga FELIZ DIA!!! E permita-me que humildemente lhe deixe o meu presente em privado sem grandes aparatos mas com muito carinho. Peço imenso perdão de só agora o fazer e espero que goste

http://i1108.photobucket.com/albums/h413/virgilio9/perdoamiga.gif
Fátima Soares a 28 de Maio de 2011 às 23:51

Olá

Em primeiro lugar parabéns, espero que faças muitos mais e que sejam todos muito felizes.

Marta, se há coisa que não conseguimos controlar é o coração, nós tentamos, há alturas da vida em que até achamos que conseguimos.. só para perceber que afinal.. a única certeza é que não há certezas.

Certo é que vamos vivendo e aprendendo... dia a dia e todos os dias, nem sempre os ventos parecem correr de feição, mas na maior parte dos casos, o balanço é positivo..e isso inclui o coração e os sentimentos que o envolvem... porque a experiência conta.. muito.. e a com a vida vamos aprendendo a amar e ser amados de forma diferente.

Bom Domingo Marta

Jorge
Jorge Soares a 29 de Maio de 2011 às 00:04

Agradeço muito as tuas palavras Jorge e entendo-as.
Sei que a vida é principalmente um caminho. Sim, e um caminho que nunca está feito - eis o cerne, não?
São as amarras Jorge,as amarras que nos prendem.
Nem é bem o presente futuro recente, são aqueles que ocuparam o nosso coração quando ainda não tínhamos desenvolvido todas as defesas e... têm lugares cativos, apesar de tudo.
Confusa a vida, eu sei.
Abraço e bom fim de semana
Marta M
Marta M a 4 de Junho de 2011 às 17:34

Marta PARABÈNS pelo teu aniversário. Felicidades.
PARABÈNS pela pessoa fantástica que és. UMA DIVA!!
PARABÈNS pela tua excelente escrita. É sempre um néctar. PARABÉNS pela tua coragem. Faz uso dela.

Deixo um pequeno trecho da Clarice Lispector, que leio muitas vezes. Talvez porque tem uma força especial, aquela que por vezes precisamos buscar.

"Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma. Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro… Há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo. Quase quatro anos me transformaram muito. Do momento em que me resignei, perdi toda a vivacidade e todo interesse pelas coisas. Você já viu como um touro castrado se transforma em boi. Assim fiquei eu…Para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meus grilhões - cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força. Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma."

Beijokas Marta
Um dia feliz amiga
TU ÉS UMA ESTRELA, SÓ PRECISAS DESCOBRIR POR ONDE ANDA TEU BRILHO!!..
libel a 29 de Maio de 2011 às 14:14

Que bonito Libel.
Que imensa luz sai de ti amiga :)
É uma energia positiva e contagiosa, fico sempre mais sorridente ao ler-te ;)
As palavras de Clarisse Lispector são um balsamo e um abanar na nossa vida -boa escolha.
Estava a precisar de ouvir (sentir) o que me transcreves...
Eu sei o caminho Libel, já o iniciei, mas ainda existem muitas minas nos campos..
De vez em quando ainda piso uma...
Abraço grato a ti amiga.
Marta M
Marta M a 4 de Junho de 2011 às 22:57

Muitos Parabéns!!! !
onda_azul a 29 de Maio de 2011 às 16:49

Olá Seja bem vindo a esta tribo :)
Muito obrigada pela visita e pelos bonitos votos :)
Marta M

Olá Não me digas que esta é uma das tribos da TVI e vou ser obrigado a comer "mistelas" e "catar" piolhos Disseram-me que fazias anos e vim desejar-te felicidades, é normal. Obrigado pelas boas vindas

Beijinhos
onda_azul a 6 de Junho de 2011 às 22:21

Olá Marta.

Lenta sou eu. Raramente chego a horas. Mas chego.

O dia marcado era Ontem. Mas, talvez Hoje esteja mais disponível para aceitar um abraço (virtual).
Não leva cobrança e o remetente só tem a intenção de o partilhar e se possível roubar um sorriso.

Gosto destas divagações. Gostaria que transmitissem alegria e felicidade.
Podemos descobrir desilusão - muita.
Mas também encontramos - aceitação.

Muitas vezes me questiono: Será culpa do outro? Não será nossa a culpa por confiar demais? Não teremos a obrigação de guardar uma boa parte do nosso coração para nós mesmos?

Pena que estas questões surgem quando o coração já está

A vida não é o que pretendemos. É nossa obrigação tentar que seja o melhor possível.

Continuo a gostar de passar por aqui.
DyDa/Flordeliz a 29 de Maio de 2011 às 20:23

Flor:
De lentidão e vagar entendo eu.
Por isso, ainda vais mais do que a tempo.
Sou melancólica tens razão, mas acredita-me não sou triste..
Sou é muito contemplativa e..lenta a tomar decisões, apesar de determinada, uma vez que as tome.
Ainda não chegou esse tempo :)
Abraço e obrigada pela visita e pelos votos.
Abraço grato
Marta M
Marta M a 4 de Junho de 2011 às 23:05

marta
atraves da rosinda percebi que fazias anos no dia 28desculpa amiga nao ter estado atenta
ja vi que muitas amigas fazem anos em maio..............
c foi teu dia
e preciso coragem ate p viver amiga....ate p viver nos dias de hoje
beijinhos
luadoceu a 30 de Maio de 2011 às 14:33

Querida Lua.
Agradeço-te muito o gesto, os votos e desejo que tudo te esteja a correr bem com a tua menina linda :)
Abraço
Marta M
Marta M a 4 de Junho de 2011 às 23:07

Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

29
30
31


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
Lugares que Também visito ;)
http://optimismoemconstrucao.blogspot.com/ http://joaodelicadosj.blogspot.com/ http://theosfera.blogs.sapo.pt/
pesquisar neste blog
 
Contador de visitas ...
E neste planeta...

contador gratis
blogs SAPO