Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010

Amigos:

Leiam com atenção o que escrevi, por favor.

E o contexto em que surge e os sublinhados.

Nada está aqui dito de extraordinário, nenhum facto (os abusos continuados) foi colocado em causa, e  não é do horror de tudo o que se passou na Casa Pia que se trata.

Coloquei apenas perguntas possíveis e humanas, porque sim, certezas absolutas é impossível em quase tudo na vida.

E a experiência já me mostrou, dolorosamente, que tudo é possível neste mundo...

Mais, quando apontamos o dedo e ajudamos a destruir a reputação de alguém, mais, porque também escutamos outros envolvidos a clamar por justiça ( e também são pais e têm família...), a falar de erros e confusões na identificação, e que a dor e os anos e todo o circo mediático podem ter o seu peso.

E falam de erros na identificação que destruíram as suas vidas também.

E alguns também nos tocam...

Também são seres humanos e custa-me ignorá-los e cricificá-los sem apelo, nem agravo, porque uns depoimentos me tocam mais do que outros.

Porque quem aponta sofreu e muito e também eu quero que os culpados paguem.

E muitos anos se passaram e a dor é muita e há que expiá-la.

Porque há que encontrar um culpado, seja quem for, para tanta dor.

Sem certezas absolutas, seria uma tragédia sobre outra.

Foi isto que eu disse.

 

 

 

Aqui, também, há já algum tempo, falei deste tema e, porque sempre achei que certezas absolutas são quase impossíveis para qualquer dos lados, comentei isto:  http://teoriasdacosta.blogs.sapo.pt/44965.html

 



publicado por Marta M às 10:34
Amiga Marta, eu penso que no comentário que fiz ao seu anterior post, não me situei no conteúdo do mesmo. Limitei-me a falar do que senti, diante de um jovem , de suave tracto e grande poder de convicção.
Só agora entendi que o que tratava era saber ou não a certeza de qual é a verdade. Sem nos deixar-mos envolver por sentimentalismos, é dificil...
Desde miúda que admiro Carlos Cruz, um dos implicados. Também quando o oiço, me convence com suas palavras e me custa a crer no envolvimento dele.
Então penso que realmente qualquer dos lados pode falar a verdade ou a mentira. Também eu não me ponho de nenhum dos lados, mas gostava de ver o assunto resolvido claramente e com a real Verdade, sem injustiças.É complicado falar de um assunto resolvido já em Tribunal, mas com tanto por esclarecer...
Mas nada tem de ofensivo o post que escreveu, não entendo certos comentários que li... Não fez nenhum juizo de valores, não acusou ninguém, apenas chamou a atenção para o envolvimento emocional do caso, que pode e faz, com que nos possamos enganar num pressuposto juizo. E a verdade neste caso (se conseguir-mos afastar a emoção) anda muito nas trevas, envolvendo até talvez, grandes interesses económicos.
Um beijinho amiga.
Rosinda
Rosinda a 24 de Novembro de 2010 às 14:41

Rosinda:
É exactamente isso.
Obrigada pela mão estendida.
E pelo esforço de compreensão.
Abraço sentido
Marta M
Marta M a 24 de Novembro de 2010 às 15:33

Também eu gostaria de ver os culpados (e apenas esses!) pagarem pela dor que causaram, mas infelizmente, não acredito que a justiça portuguesa seja capaz de o fazer... E tenho muita pena por isso, porque queria sinceramente acreditar que sim.
Bjns
cuidandodemim a 24 de Novembro de 2010 às 15:22

Obrigada amiga!
Procurou entender o meu post e agradeço-lhe por isso.
Também eu faço votos e gostava de ver tudo claro, para que não subsistam nuvens e ninguém saia impune.
Muito complicada esta vida...
Abraço
Marta M
Marta M a 24 de Novembro de 2010 às 15:48

Olá Marta! Desculpe andar sempre a pular mas vinha avisá-la que tenho novos blogs e quis vir avisá-la. Resolvi mudar e começar de novo com o sossego que me imporei e aos outros também. Também já a adicione. Quanto ao seu post tenho lido e magoa-me este caso e outros e as injustiças imensas que nunca são castigadas. Culpados serão e eles sabem só não sei como podem viver com as suas consciências. O mal feito jamais será remediado porque não foi só a dor do corpo mas a da alma que fica para toda a vida. Um beijinho minha amiga
omeueudepapel a 27 de Novembro de 2010 às 18:36

Olá Fátima:
Já reparei que voltou a alterar o seu perfil e os seus blogs, só que ainda não tive disponibilidade para gerir as adições e ver quais os blogs que agoram estão desactivados.
Mas breve trato disso.
Claro que continuarei com gosto a seguir a sua escrita ;)
Obrigada pela sua opinião e pela visita ;)
Abraço
Marta M
Marta M a 30 de Novembro de 2010 às 15:49

Vejo o mundo, somo o que me acontece, vejo os outros, as minhas circunstâncias....Escolho caminhos e vou tentando ver o "lugar" dos outros
Afinal quem penso que sou..
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
19
20

21
22
25
26
27

28
29


Aviso:
As imagens que ilustram alguns posts resultam de pesquisas no google, se existir algum direito sobre elas, por favor,faça-me saber. Obrigada.
Lugares que Também visito ;)
http://optimismoemconstrucao.blogspot.com/ http://joaodelicadosj.blogspot.com/ http://theosfera.blogs.sapo.pt/
pesquisar neste blog
 
Contador de visitas ...
E neste planeta...

contador gratis
blogs SAPO